A Técnica | O que é Lipo Intumescente ?

A crescente demanda por eliminação de gorduras indesejadas levou à massificação da lipoaspiração. Todavia, os riscos inerentes à técnica desencorajam muitos a se submeterem a este procedimento.

A lipoaspiração intumescente (também conhecida como Lipo de Beverly Hills, Microlipo, Mini-Lipo, Smart Lipo, Lipo Tumenscente, etc...) veio preencher esta lacuna. Como ela é realizada unicamente com anestesia local, os riscos relacionados à anestesia geral são eliminados.

História
Esta técnica foi desenvolvida pelo dermatologista norte-americano Jeffrey Klein, em 1985, sendo difundida através de uma série de publicações científicas. Desde então, estima-se que em torno de um milhão de lipoaspirações intumescentes já tenham sido realizadas em todo o mundo, sem nenhuma morte relatada.

O que é
É uma técnica aspirativa de gordura realizada exclusivamente com anestesia local. A lipoaspiração intumescente se diferencia da lipoaspiração tradicional basicamente pela infusão de uma solução anestésica especial, denominada anestesia intumescente de Klein.

Esta solução tem como base a lidocaína (mesma substância utilizada na anestesia dentária tradicional) infundida em grandes volumes mas em alta diluição, associada a produtos que provocam diminuição do sangramento no local e neutralizam a fórmula. Desta maneira, além de dispensar a anestesia geral, o sangramento é mínimo.

Indicação
É uma opção eficaz para retirada de áreas restritas de gordura cutânea. Os resultados costumam ser excelentes, e a segurança da solução de Klein em termos de danos ao organismo e sangramento é um aspecto de grande importância.

Muitos confundem esta técnica com a HLPA, porém no HLPA é retirado apenas pequenas quantidades de gorduras e na Lipo Intumescente não. A técnica feita pela Dra. Sylvia Helena Minozzo Mello da NewBody retira até 8 litros de gordura do corpo.

Quando a técnica chegou no Brasil quando era necessário tirar uma grande quantidade de gordura a cirurgia era feita por etapas e por região e em dias diferentes, num intervalo de 15 dias por região. Nesta técnica segundo a Dra Sylvia a pessoa que é muito gordinha (mas MUITO MESMO mais que 100 kilos) esta técnica é feita em 2 etapas e não é feita apenas em pequenas áreas como antigamente.

Onde é realizada
A lipoaspiração intumescente é um procedimento cirúrgico que deve ser realizado em ambiente que comporte cirurgia estéril. Se a condição clínica do paciente for boa e a área a ser tratada restrita, pode ser realizado em sala de cirurgia não hospitalar.

Embora a lipoaspiração intumescente seja realizada com o paciente acordado e totalmente lúcido, indivíduos muito ansiosos podem necessitar de sedação ao longo do procedimento. Nestes casos, a cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar, com a presença de anestesiologista.

Avaliação pré-operatória
Antes da cirurgia, é de grande importância que haja interação entre o cirurgião e o paciente, já que o sucesso depende de ambos. Pacientes excessivamente ansiosos ou com expectativas pouco realistas sobre os resultados a serem alcançados, devem ser desencorajados a ser operados.

Nesta consulta, é avaliada a qualidade e quantidade de gordura e proposta a melhor alternativa de tratamento. Usualmente, é requisitado um risco cirúrgico completo, preferencialmente realizado por um cardiologista. As medidas e as fotos das áreas a serem tratadas podem ser tomadas neste dia ou no dia da cirurgia.

É conveniente banho com sabonetes anti-sépticos  antes do procedimento. Uso prévio de medicações chás, pode diminuir o avermelhamento e hematomas após o procedimento.

Quando não é administrada sedação, não há necessidade de jejum, mas alimentos "pesados" devem ser evitados. Alho também deve ser evitado, por aumentar o tempo de sangramento, bem como medicamentos antiinflamatórios ou que contenham ácido acetil-salicílico.

Nesta consulta, será indicada a malha contensora (cinta) ideal para ser comprada. Particularmente, é interessante ter duas destas, por questões de higiene.

Restrições: Grávidas, problemas com problemas de saúde (arritmia, eplepsia, etc). Paciente com mais de 50 anos, ou que tenham algum problema de saúde, precisam realizar exames pré operatórios e avaliação cardiológica. 

Nos 10 dias que precedem o procedimento é recomendado não utilizar medicamento a base de AAS e reduzir o consumo de cigarros e não ingerir bebida alcólica

O dia da cirurgia
Embora alguma ansiedade seja comum, se esta for em excesso é melhor adiar a cirurgia. É bom comparecer ao local da cirurgia em trajes leves e acompanhado por alguém de boa vontade e que transmita tranqüilidade.

O procedimento demora em média 2 horas e deve ser feito sem interferência externa. O curativo final será além de uma bandagem (fralda geriátrica) para conter o vazamentos dos liquidos pelos orifícios feitos para entrada da cânula é envolto pela malha contensora (cinta), portanto é fundamental que o paciente não se esqueça de levá-los além de uma meia também compressora que será usada por uma semana. É importante também que o paciente não esteja bronzeado no dia da lipoaspiração.

O pós-operatório
Os cuidados pós-operatórios são tão importantes quanto a cirurgia em si. Exposição ao sol deve ser evitada por pelo menos dois meses após o procedimento. Atividades físicas leves normalmente podem ser realizadas duas semanas após.

A cinta costuma ser mantida por um mês, sendo que na primeira semana, ela só deve ser retirada para o banho. O retorno às atividades cotidianas (trabalho, estudo) é muito variável, dependendo da pessoa e do esforço, mas em geral a pessoa volta ao trabalho já no dia seguinte e as atividades físicas na semana seguinte após o procedimento.

Num primeiro momento, podem haver áreas avermelhadas e endurecidas, que desaparecem espontaneamente. É comum a área ficar dolorida nos primeiros dias. Analgésicos costumam ser prescritos e o repouso ajuda bastante.

Devido à infiltração da solução de Klein, nos primeiros dias a aparência é de aumento de volume. Na medida que o líquido vai sendo eliminado pela urina e durante a drenagem, o resultado começa a aparecer. Em geral, em um mês este já é total, sem manchas ou irregularidades. A drenagem pós operatória da técnica feita pela Dra. Sylvia Helena Minozzo Mello da clínica NewBody começa já no dia seguinte e tem o período de uma hora.

Complicações
Quando realizada pela técnica clássica de Klein, é desprezível o índice de complicações graves, nenhuma descrita como debilitante ou fatal. Devido a solução intumescente infundida, o sangramento é mínimo, não sendo necessário nem transfusão nem estocagem de sangue.

O uso de microcânulas parece ser o responsável por uma maior homogeneidade do contorno, todavia, é possível alguma irregularidade e ser abordada num segundo momento. Hematoma não é comum, mas pode ocorrer, devendo ser drenado. Seromas são mais freqüentes e, em geral, desaparecem espontaneamente em um mês. Enjôo ou tonteira após o procedimento por vezes ocorre, devendo o primeiro banho ser tomado acompanhado.


Leia Também

Neste blog  além do meu relato você vai encontrar mais MATÉRIAS » sobre esta técnica bem como VÍDEOS » que ilustram como ela é feita. No que eu puder vou ajudar a relatar bem esta técnica de lipo feita pela Dra. Sylvia.


Observação:
Na Revista Forma&Lipo do mês de Abril/2010 saiu uma matéria sobre esta técnica  que sintetiza bem as vantagens. Depois tento escanear esta parte e coloco aqui para ler ;)

Parte do texto da Matéria da revista:


Lipo Intumescente também conhecida como Lipo de Beverly Hills

Sucesso entre americanos e brasileiros, homens e mulheres reduzem medidas após submeter-se a este procedimento. O procedimento é feito sem cortes e tem recuperação mais rápida.

1 – Procedimento subcutâneo e seguro. Realizado sob anestisia local, podendo ser retirado até 8 litros de gordura. Consiste na ilfiltração de uma solução apropriada com anestésico na área a ser tratada, o que fará com que as células gordurosas fiquem (inchadas) facilitando o rompimento destas.

2 – Restrições: Grávidas, problemas com problemas de saúde (arritmia, eplepsia, etc). Paciente com mais de 50 anos, ou que tenham algum problema de saúde, precisam realizar exames pré operatórios e avaliação cardiológica.

3 – É realizado em clínica, em ambiente cirúrgico.

4 – A lipo intumescente pode ser realizada em todas as partes do corpo.

5 – O custo benefício é mais acessível do que a lipo tradicional.

6 – Pode retornar as atividades profissionais um dia após realizado o procedimento. E as atividades físicas na semana seguinte.

7 – 80% dos clientes retornam para realizar o procedimento em outras áreas do corpo.

8 – Recomemdação para o pré-operatório:
- 6 horas de jejum;

Nos 10 dias que precedem o procedimento:
- Não utilizar medicamento a base de AAS
- Reduzir o consumo de cigarros e não ingerir bebida alcólica

9 – O procedimento gira em torno de 2 horas, dependendo da área.
/
 

Sobre o Blog

A Lipo Intumescente também é conhecida como lipo de Beverly Hills. Aqui vou contar minha experiência ao me submeter a este procedimento, além disso pretendo reunir matérias, dicas e vídeos sobre o assunto.

Visitantes

online


Copyright © 2010