6 de abr. de 2010

Lipoaspiração sem risco

A Técnica Tumescente de Klein ( Lipo Intumescente / Lipo de Beverly Hills) consiste em fazer a lipoaspiração exclusivamente com anestesia local. O grande diferencial é que esta técnica não registrou nenhuma morte até hoje: São 15 anos sem nenhum óbito.

Este procedimento começou a ser desenvolvido entre 1985 e 1987 pelo médico americano, Dr. Jeffrey Klein. Só nos Estados Unidos, cerca de 150 mil pacientes fazem esta cirurgia por ano, sem nenhuma complicação grave.

O Dr. Cássio Martins Villaça Neto, um dos responsáveis pela introdução da técnica no Brasil, diz que esse resultado só foi possível porque os médicos cumpriram as regras que a técnica preconiza, entre elas, não ultrapassar as doses de anestésico que são sugeridas pelo doutor Klein e, sob hipótese nenhuma, associar outros tipos de anestesia.

Lipoaspiração não é um tratamento para obesidade, lembra o Dr. Cássio, de maneira categórica. A lipo é um tratamento para gordura localizada. Ela remodela os contornos do corpo e é para esta indicação que ela deve ser utilizada. O médico avalia se o paciente deve fazer a lipoaspiração com a técnica de Klein ou se ele precisa emagrecer primeiro. Obesos não vão resolver o peso fazendo lipo, porque, segundo o Dr. Cássio, não operamos milagres, trabalhamos com a técnica mais adequada. E olha que ele já realizou mais de 1000 cirurgias desse tipo.

A técnica no Brasil

O Dr. Cássio Martins Villaça Neto, ex-presidente da SBCD, formado pela Faculdade de Medicina do ABC e doutor pela USP e o falecido Dr. Yassunobo Utiana, ex-professor do Hospital do Servidor Público Municipal foram os pioneiros. No início da década de 90, eles foram para El Salvador aprender com o médico salvadorenho, Enrique Hernandez Perez, discípulo do Dr. Jeffrey Klein, autor da técnica de lipoaspiração sem anestesia geral, conhecida como Técnica Tumescente de Klein. E para aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos, em 2000, o Dr. Cássio foi para a Califórnia fazer um novo estágio com o Dr. Klein.

A técnica tem sido utilizada principalmente no abdômen e pernas, mas a cirurgia pode ser feita no pescoço, braço ou em qualquer parte do corpo que tenha gordura localizada.

O procedimento consiste em infiltrar uma solução anestésica com soro fisiológico, lidocaína (xilocaína) e adrenalina (a função desta solução é anestesiar e controlar o sangramento pela adrenalina, que provoca o fechamento dos vasos). Após injetar o soro geralmente entre 500 e 800 ml, espera-se de 15 a 30 minutos para começar a aspiração. O que se coloca de soro é basicamente o que se espera retirar de gordura. Vale ressaltar que esta anestesia se prolonga por até 12 horas, permitindo um pós-operatório praticamente sem dor e com pouco hematoma.

A cirurgia é realizada em centro cirurgico ambulatorial, ou seja, o paciente entra de manhã e sai à tarde. E é claro que, por causa disso, o custo da cirurgia é reduzido, garante o Dr. Cássio, mas alerta: é preciso escolher um hospital ou clínica especializada que tenha suporte para eventuais emergências e esteja credenciado para esse tipo de cirurgia.


Muitas vantagens

Esta técnica é eficiente e apresenta muitos pontos positivos:

- O risco é mínimo, desde que respeitadas as regras anteriormente citadas, uma vez que o paciente recebe apenas anestesia local.

- O custo é menor, graças às poucas horas que o paciente fica no hospital

- A recuperação é muito mais fácil. Em apenas dois dias, o paciente já pode voltar a todas as suas atividades normais.

- A dor o paciente tem menos dor no pós-operatório e menos hematomas.

Perguntas e respostas sobre esta técnica:

O que é a lipoaspiração? - Lipoaspiração ou lipoescultura é uma cirurgia que retira gordura localizada e modela os contornos do corpo. Ela pode ser feita basicamente em qualquer região do corpo que tenha depósitos de gordura: pescoço, braços, abdômen, pernas, mas atenção, ela não está indicada para tratar obesidade, é uma cirurgia destinada a tratar gordura localizada.

Qual é a diferença entre lipoaspiração e lipoescultura? Não há diferença. Lipoaspiração é a mesma coisa que lipoescultura, apenas se usa mais o termo lipoaspiração. Se usa a lipoescultura quando a gordura é reaproveitada para ser injetada em algum outro lugar do corpo.

Onde a lipoaspiração pode ser feita? Em qualquer região do corpo que apresente gordura localizada, como: pescoço, braços, abdômen, pernas, etc...

Em que região do corpo a técnica funciona melhor? E pior? Depende. O mais importante é a avaliação do médico. Não existe uma parte do corpo onde a técnica funciona melhor ou pior. O que existe são resultados mais pobres, ou seja, o que se tem efetivamente é a indicação para este tipo de cirurgia. Se for uma mega-lipoaspiração, os riscos são muito grandes e é preciso lembrar, que não se deve retirar mais do que 7% de gordura. A maioria dos pacientes quer fazer a lipo no abdômen, mas há os que querem acertar o pescoço, o braço, etc...

Quais são os benefícios de uma lipoaspiração? Redefinir contornos, com riscos mínimos.

Como funciona a lipoaspiração na Técnica de Klein? O cirurgião-dermatológico infiltra uma solução anestésica com soro fisiológico, lidocaína (xilocaína) e adrenalina (a função desta solução é anestesiar e controlar o sangramento pela adrenalina, que provoca o fechamento dos vasos). Após injetar o soro geralmente 500 ou 800 ml, é preciso esperar de 15 a 30 minutos para começar a aspiração. O que se coloca de soro é basicamente o que se espera retirar de gordura. Vale ressaltar que esta anestesia se prolonga por até 12 horas, permitindo um pós-operatório praticamente sem dor e com pouco hematoma.

Se a lipo é feita pelo dermatologista e ele não corta a pele, para onde vai a pele que sobra? A pele tem uma capacidade de retração muito grande. Até certo limite, se o excesso de pele não for exagerado, ele vai se reacomodar no corpo. A pele vai voltar para o seu lugar. Pense na gravidez. A barriga estica e, depois que o bebê nasce, volta ao normal. Agora, se o excesso for grande, é preciso retirar o excesso de pele com o cirurgião plástico.

Não há nenhum risco na lipoaspiração? Todo cirurgia tem riscos. Mas desde que os exames preliminares estejam em ordem; que o paciente esteja em condições ideais de saúde e que o médico respeite as doses de anestésicos, e seja qualificado para realizaro o procedimento o risco é mínimo.

Quais são as contra-indicações na lipoaspiração feita pela Técnica de Klein? - São as mesmas requisitadas para outras técnicas: hipertensão descontrolada, diabetes descompensada, doenças cardio-vasculares, etc. O paciente precisa fazer todos os exames exigidos para qualquer cirurgia.

Posso fazer uma lipoaspiração, engordar de novo e fazer outra lipo novamente? Pode. Não há limite para o número de lipos, mas é preciso esperar de 6 meses a um ano. A meu ver, este é o prazo mínimo.

O paciente pode fazer uma lipoaspiração para emagrecer? Não. É uma má indicação nesse caso.... A lipoaspiração não substitui o regime. Gordura localizada é uma coisa e obesidade é outra.

Quanto de gordura uma pessoa pode perder em uma lipoaspiração? - Depende. Nas cirurgias que são feitas no Brasil, em média, você pode perder entre 800 ml a um litro de gordura (volume de gordura que sai). Existem casos em que esse volume chega a ser maior. Não importa a quantidade de gordura aspirada, o que importa é a redução de medidas, ou seja, como ficou o novo contorno e, às vezes, essa redução é conseguida com a retirada de pequenos volumes.

Quem pode se beneficiar da Técnica de Klein na lipoaspiração? - Quem não tem contra-indicação do ponto de vista clínico. Depende da clínica geral do paciente. Se ele estiver bem e saudável, pode fazer a lipo.

É preciso ir acompanhado para fazer uma lipoaspiração? - Para qualquer procedimento, sempre é preciso ir acompanhada.

fonte: http://www.sbcd.org.br
foto: Dr. Jeffrey A. Klein

Nenhum comentário:

Postar um comentário

/
 

Sobre o Blog

A Lipo Intumescente também é conhecida como lipo de Beverly Hills. Aqui vou contar minha experiência ao me submeter a este procedimento, além disso pretendo reunir matérias, dicas e vídeos sobre o assunto.

Visitantes

online


Copyright © 2010